05/11/2017

V Conclave Medico Argentina e Brasil

 Revestiu-se de total sucesso o Vº Conclave Médico Argentina-Brasil realizado em Buenos Aires.

Dia 01/11/17 a delegação brasileira, membros da ACAMERJ e familiares da Academia Nacional de Medicina de Buenos Aires (ANM-BA) foram recebidos às 18:00h, na casa da Embaixada do Brasil.

O Exmo. Embaixador e sua esposa recepcionaram os convidados em suntuosas dependências da Casa, com coquetel de confraternização. A delegação brasileira estava composta por Acadêmicos (as) e seus familiares, num total de 26 (vinte e seis), assim discriminados: Acad. Luiz Augusto de Freitas Pinheiro (Presidente da ACAMERJ), Acad. Hiram da Silveira Lucas (Segundo Vice-Presidente), Acad. Leslie de Albuquerque Aloan (Diretor de Patrimônio), Acad. Omar da Rosa Santos (Orador), Acad. Selma Maria de Azevedo Sias (Secretária do Conselho Científico), Acad. Pietro Novellino (Conselho Científico), Acad. Gesmar Volga Assef Haddad, Acad. Maria de Fátima Bazhuni Pombo March, Acad. Hildoberto Carneiro de Oliveira, Acadêmico José Hamilton Maciel Silva (Presidente da FBAM), Eliana Lemos Cotta Pereira, Lucia Matta Pires Aboim, Maria de Fátima Gomes Pinheiro, Dra. Jovita Gomes Pinheiro, Dra. Maria Rita Marques de Souza Silva, Otília Madalena Lupi Santos, Cristina Gonçalves Peribanez, Dra. Maria da Glória Maciel da Silva, Alita Baptista dos Santos (Secretária da ACAMERJ), Ildeir Rangel Sias, Isac de Azevedo Sias, Thalita Citrangolo, Dra. Claudete Araújo Cardoso, Dra. Fernanda Pombo March, Georgete Bazhuni Pombo e Silvania Aparecida Fernandes de Oliveira.

Em breve pronunciamento, o Embaixador Sérgio França Danese deu as boas vindas, enaltecendo a iniciativa dos encontros entre médicos brasileiros e argentinos, augurando todo o sucesso para o Vº Conclave. A seguir o Presidente pronunciou discurso de agradecimento e de opinião sobre a importância da troca de conhecimentos, concedendo ao Sr. Embaixador Medalha e Diploma de Membro Benemérito e ao segundo Secretário e Chefe do Cerimonial, Sr. Filipe Abbott Galvão Sobreira Lopes, Diploma de Honra ao Mérito.

Dias 02 e 03 de novembro ocorreram as Mesas Redondas na Academia Nacional de Medicina de Buenos Aires, conforme a programação:


 

Jueves 2 de noviembre

15:30 h.Acto de apertura

Palabras del Presidente de la Academia Nacional de Medicina de Buenos Aires (ANM)Acad. Manuel Luis Martí

Palabras del Presidente de la Academia de Medicina del Estado de Río de Janeiro (ACAMERJ) Acad. Luiz A. de Freitas Pinheiro


 

16:00 h. 1º Sesión Científica

Presidente: Acad. Manuel Luis Martí (ANM)

Coordinador: Acad. Luiz A. de Freitas Pinheiro (ACAMERJ)

Disertante argentina: Dra. Julia Etulain (ANM)

"Plasma rico en plaquetas para regeneración de tejidos"


 

16:45 h. Discusión


 

17:15 h. Intervalo

18:00 h. 2º Sesión Científica

Disertante brasileña: Profa Dra. Claudete Aparecida Araújo Cardoso (ACAMERJ-UFF)"Infecção pelo Vírus Zica e suas complicações"

18:45 h. Discusión

19.30 h. Clausura de la 1ª Jornada

______________________________________________


 

Viernes 3 de Noviembre

09:00 h. 3º Sesión Científica

Presidente: Acad. Luiz A. de Freitas Pinheiro (ACAMERJ)

Coordinador: Acad. Manuel Luis Martí (ANM)

Disertante brasileña: Acadêmica Professora Selma Maria de Azevedo Sias"Pneumonia Lipoídica - Ainda existe?"

09:45 h. Discusión

10:15 h. Intervalo

11:00 h. 4º Sesión Científica

Disertante argentino: Acad. José A. Navia (ANM) "Valvulopatías Tricuspídeas"

11:45 h.Discusión

12:15 h.Acto de Clausura del Cónclave

Palabras del Vicepresidente de la Academia Nacional de Medicina de Buenos Aires

Acad. Marcelo V. Elizari

Palabras del Vicepresidente de la Academia de Medicina del Estado de Río de Janeiro, representado pelo Acad. Omar da Rosa Santos (Orador Oficial da ACAMERJ).

12:30 h. Plenario ambas Academias

13:30 h.Vino de honor


 

Na Solenidade de Abertura o Presidente da ANM-BA deu boas vindas aos brasileiros, destacou a importância dos encontros e desejou sucesso ao evento. O Presidente da ACAMERJ proferiu discurso que foi continuação de ideias desenvolvidas na recepção da Embaixada brasileira.


 

Após seu discurso, o Presidente da ACAMERJ solicitou ao Presidente da ANM-BA, que o substituísse na coordenação da primeira Sessão Científica, como Coordenador, pelo Presidente da Federação Brasileira de Academias de Medicina, Acad. José Hamilton Maciel Silva, e na segunda Sessão, que a Presidência fosse exercida pelo Acad. Pietro Novellino, três vezes Presidente da Academia Nacional de Medicina do Brasil, no que foi prontamente atendido.

Conforme a programação, dois argentinos e dois brasileiros proferiram palestras sobre temas relevantes no momento e implicações futuras.

A Diretoria da ACAMERJ faz questão de se referir elogiosamente às palestras proferidas pelas Professoras Doutoras Claudete Aparecida Araújo Cardoso e Selma Maria de Azevedo Sias, ambas da UFF, todas muito didáticas, dotadas de amplo conhecimento do assunto, com documentação de alto cunho científico-tecnológico e, principalmente, envolvidas por profundo conteúdo humanístico.

Na ocasião, assim se pronunciou o Presidente Luiz Augusto de Freitas Pinheiro: - "Como Presidente da ACAMERJ, sinto-me feliz por convidá-las e como Professor Emérito da Universidade Federal Fluminense, estou orgulhoso pelo conteúdo das palestras".

Todas as quatro palestras foram seguidas de prolongados debates e opiniões enriquecedoras.

Na tarde do dia 03 ocorreu a Solenidade de encerramento quando se manifestaram os Acadêmicos Manuel Luis Martí, em substituição ao Acad. Marcelo V. Elizari (Vice-Presidente) e o Orador Oficial da ACAMERJ Acad. Omar da Rosa Santos, em nome do Primeiro Vice-Presidente Ciro Denevitz de Castro Herdy, que não pode estar na Argentina.

Posteriormente o Presidente Manuel Luis Martí convocou o Presidente Luiz Augusto de F. Pinheiro para, juntos, presidirem a atividade final, relativa a temas para o VIº Conclave, a se realizar no Brasil, em 2019.

Vários Acadêmicos (as) presentes se manifestaram, ficando as seguintes sugestões:

Fibrilação atrial: Acad. Raúl de los Santos (ANM-BA)

O futuro do homem, da humanidade e da medicina – Neurociências: Acad. Luiz Augusto de F. Pinheiro (ACAMERJ) e Acad. Omar da Rosa Santos (ACAMERJ)

Espiritualidade e Medicina: Acad. Gesmar Volga Assef Haddad (ACAMERJ).

Cirurgia Robótica: Acad. Pietro Novellino (ACAMERJ)

Tuberculose Multirresistente no Brasil e na Argentina (América Latina): Acad. Maria de Fátima Bazhuni Pombo March (ACAMERJ)

Saúde Mental: Acad. José Hamilton Maciel Silva (FBAM)

Insuficiência Cardíaca - Rim e Coração: Prof. José A. Navia (ANM-BA)


 

Ato contínuo o Presidente da ANM-BA deu por encerradas as atividades do Vº Conclave Médico Argentina-Brasil, convidando a todos para se confraternizarem com um "Vino de honor".

 

Ressalte-se ainda que, às 20:00h do dia 02/11, o Presidente Manuel Luis Martí e Confrades recepcionaram-nos em uma Casa de Festas, "Pur Sang", para queijos e vinhos e jantar. Lá compareceu o Acad. Prof. Fortunato Benaim que, com 98 anos e recém recuperado de grave enfermidade, que o manteve em UTI por 5 meses, conversou longamente com vários Acadêmicos, apreciou o bom vinho Malbec da Argentina, jantou, a todos entusiasmando por sua total recuperação. A ACAMERJ, por todos os seus membros, se alegra ao vê-lo recuperando a saúde e roga a Deus que o proteja e abençoe. À noite do dia 03/11, após haver encerrado o Conclave, vários membros de nossa delegação compareceram ao "Madero Tango" para assistir a um show da tradicional música argentina.

A Academia Mineira de Medicina homenageou Dr. Humberto Correa e Dr. Antonio Geraldo da Silva

COLÓQUIO DE ACADEMIAS DISCUTE PROLIFERAÇÃO DE ESCOLAS MÉDICAS NO BRASIL

Solenidade de Entrega da Comenda Dr. Augusto Leite



contato

Email: fbampresidencia@gmail.com

Rua Guilhermino Rezende, 426 - Bairro: São José - Aracaju-SE
CEP: 49020-270
TELEFONE: (79) 3212-4401 | 99629-9192